Exercício físico em excesso pode causar câncer?

MITO! O excesso de exercício físico não causa câncer; mas como tudo que é feito exageradamente e sem cautela, carrega consigo outros malefícios tão sérios quanto.  Por isso, é recomendável sempre treinar sob a supervisão de um profissional qualificado, para evitar transformar algo altamente benéfico em um grande problema.

Então, ao invés de cair no erro e fazer mais exercícios do que é recomendável para o seu limite físico, treine o IDEAL, assim, além de realmente conseguir ver resultados satisfatórios em seu corpo, ainda evitará o câncer ou a recidiva dele – isso não é mito –  já que, comprovadamente uma vida ativa reduz em até 50% o risco de morte por câncer de mama e intestino, por exemplo.

Nossa maior dica é: respeite seu corpo e consulte sempre um professor Just Fit para acompanhar o seu treino; deixe que nossos profissionais te ajudem a aumentar a intensidade de acordo com as suas possibilidades. Aqui, nossa prioridade é conciliar sua saúde com seus objetivos.

 

5 dicas para prevenir o câncer

 

De acordo com o IBGE, o câncer – mesmo com muitos casos de pessoas que são curadas com sucesso – é a segunda maior causa de morte no Brasil, o que comprova o teor de gravidade da doença e assusta grande parte da população. Portanto, a melhor coisa a se fazer para a nossa tranquilidade física e mental é: PREVENIR.

 

1- Fique longe do cigarro!

 

O tabagismo é um dos principais fatores que levam ao câncer e, o que é ainda pior, não é só o fumante – que optou por isso – que é prejudicado, as pessoas ao redor também sofrem as consequências pelo “fumo passivo”, isso porque o cigarro carrega em sua composição mais de 400 substâncias cancerígenas.

Tipos de câncer que o tabagismo provoca: pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia.

 

2- Tenha uma dieta saudável!

A base para uma dieta saudável é evitar excessos e os principais alimentos que devem ser ingeridos com moderação, são:

Açúcar: ele tem uma ligação indireta com o câncer, já que apesar de não ser um causador em potencial, sua ingestão exagerada faz o organismo liberar muita insulina para a sua metabolização, o que aumenta a produção de citocina pró-inflamatória, substância que aumenta a probabilidade do câncer se desenvolver.

Carne vermelha: quando consumida em excesso ela também pode estimular a produção de citocina pró-inflamatória.

Alimentos com conservantes: presentes na maioria dos embutidos, possui substâncias chamadas nitrato e nitrito, que são causadores do câncer na bexiga. Invista em frutas, legumes e verduras!

 

3- Proteja sua pele!

 

A palavra de ordem é: PROTEÇÃO. Use filtro solar sempre (não é só na praia que precisamos nos proteger) e evite a exposição nos horários de sol mais intenso, que em geral acontece entre às 10h e 16h. Os temidos raios UVA e UVB são grandes culpados pelo câncer de pele.


4-
Pratique atividade física

Somos suspeitos para falar, mas atividade física é MUITO amor e ainda ajuda na prevenção dessa doença tão maléfica. Isso se deve ao poder que os exercícios – em especial aeróbicos – tem de diminuir a circulação de citocinas pró-inflamatórias e os níveis de estrogênio no organismo.


5-
Faça um Check-up!


Consultar um médico de confiança anualmente para fazer check-up é essencial para garantir que o seu corpo funcione em ordem e sintonia, além de evitar futuros sustos.


Cuide-se! Com atitudes simples podemos ter mais tranquilidade e, principalmente, qualidade de vida!

 

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

PROCURANDO ALGO

CATEGORIAS

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

ESCOLHA UMA UNIDADE E FAÇA JÁ SUA MATRÌCULA