Carga ou repetição na academia: o que é mais importante?

Essa dúvida faz parte da vida de muitas pessoas, por isso vamos esclarecer de uma vez por todas o que é realmente importante na hora de praticar exercícios na academia: carga ou repetição?

Sabe aquele velho ditado popular que diz “Qualidade não é quantidade”? Então… ele também vale para os exercícios físicos. Segundo especialistas da área, o grande segredo é a execução correta de cada série, com postura e ritmo correto e adequado para o seu corpo.

Outra máxima da vida que precisamos levar muito a sério nos exercícios é: devemos conhecer detalhadamente nossos limites. Por que isso é importante nesse caso? Thomaz Fernando, gerente regional  da Just Fit, formado em educação física, falou um pouco sobre isso com a gente.

Segundo ele, quando o objetivo é emagrecer e definir o corpo, se faz extremamente importante a realização de uma avaliação física com um especialista, para assim, identificar a morfologia corporal com a finalidade de adequar o tipo de treino e cargas adequadas para alcançar com sucesso o objetivo do aluno.

A carga do treino e as repetições precisam andar juntas. De nada adianta aumentar cada vez mais a carga do exercício e não executar todas as repetições da série. Aliás, não cumprir o treino corretamente, além de reduzir a amplitude do movimento pode causar até uma lesão. Thomaz explica: “A carga certa para cada pessoa é aquela que permite que, ao final da última repetição, a sensação de missão cumprida venha, literalmente, sem sobrecarregar.“

Outra coisa importante de se ter em mente para emagrecer de maneira saudável e eficiente é manter sempre uma alimentação nutritiva e focar no ganho de massa magra, pois assim, o metabolismo passa a funcionar para queimar calorias, ao invés de acumular gordura.

 

Compartilhe:
  •  
  • 18
  •  
  •  
  •  

PROCURANDO ALGO

CATEGORIAS

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

ESCOLHA UMA UNIDADE E FAÇA JÁ SUA MATRÌCULA