Cãibra Muscular: 3 dicas para acabar com ela

Veja o porquê da dor acontecer e como evitá-la

 

As cãibras são consideradas contrações involuntárias de um músculo ou de um grupo muscular. Desidratação, excesso de atividades físicas e falta de condicionamento físico ideal são os principais detonadores do incômodo, que surge na forma de um espasmo bastante dolorido com duração de segundos até minutos. Corredores se queixam de cãibras principalmente na panturrilha e na parte posterior da coxa, o que é capaz de fazê-los abandonar um treino ou prova.

 

O professor de educação física da rede Just Fit de Academias, Altino Andrade, separou três dicas para parar de sofrer com o problema.

 

  1.    Mantenha o corpo nutrido

Não é por acaso que a cãibra aparece durante o exercício físico. “A transpiração leva embora sais minerais e água, que interferem no mecanismo de contração muscular”, explica Altino. Seguir uma dieta desequilibrada, deficiente em nutrientes, também abre caminho para o problema.

 

  1. Faça exercício na medida

Fazer exercícios regularmente é essencial para ganhar condicionamento e evitar os espasmos. Muitas vezes, as cãibras surgem em indivíduos que ficam muito tempo sem praticar nenhuma atividade física e, quando voltam a fazer, sem preparo adequado, acabam enfrentando cãibras. Ou quando a pessoa pula o aquecimento antes de uma sessão de exercício intenso. “O excesso de treino sem o tempo necessário de descanso pode causar um desgaste na musculatura, levando a essas contrações dolorosas”, fala o especialista.

 

  1.    Estimule a circulação

A cãibra também é comum em indivíduos que apresentam algum tipo de acometimento circulatório. Nesse caso, a atividade física é fundamental, pois aumenta a capacidade de circulação do sangue e favorece o transporte de oxigênio e nutrientes às células musculares. “Seguir uma rotina de treino pode ajudar a manter cãibras à distância”, diz o especialista.

 

Lição de casa: manter o corpo ativo e bem nutrido no dia a dia. Antes de começar uma sessão de atividade física, faça um aquecimento adequado. Tenha sempre uma garrafa de água à mão para não colocar a hidratação em risco.

 

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

PROCURANDO ALGO

CATEGORIAS

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

ESCOLHA UMA UNIDADE E FAÇA JÁ SUA MATRÌCULA