maio 30

Escrito por Just Fit

Melhores horários para treinar

Uma pergunta recorrente entre os praticantes de atividades físicas é: quais são os melhores horários para treinar? Manhã, tarde ou noite? Fato é que todos os períodos têm benefícios quando se trata de exercícios.

É claro que outros fatores influenciam para praticarmos atividades em diferentes horários. Há pessoas que são mais dispostas pela manhã, outras à tarde, já algumas têm desempenho melhor à noite.

Já sabemos que não há uma “regra” geral, por isso é preciso entender o melhor horário para o seu corpo treinar. Outro fator importante é que, depois de acertar no horário, é importante seguir uma rotina.

Manhã

Começar o dia treinando traz benefícios para o dia inteiro. Quando treinamos neste período o organismo libera substâncias que são responsáveis pelo bem-estar (físico e mental), como a serotonina, por exemplo.

Fatores que temos que ter atenção ao treinar de manhã é que devemos nos alongar, já que o corpo está mais enrijecido e tomar um café da manhã leve e completo cerca de uma hora antes de começarmos os exercícios.

Para o ganho de massa muscular, treinar após acordar pode não ser uma boa. É nesse horário que a temperatura do corpo está mais baixa prejudicando o rendimento dos músculos.

Tarde

Para quem quer hipertrofia, este é o melhor período para treinos. Novamente falando da temperatura corporal, é à tarde que ela atinge altos níveis, o que colabora para queima de gordura, aumento da elasticidade e fluxo sanguíneo.

Para quem está focado em perda de peso, treinar entre 17h e 18h é um bom período. É nessa faixa-horária que a temperatura do corpo está no ápice e a queima calórica é muito maior.

Para a maioria das pessoas este é o período menos favorável para treinos devido a falta de disponibilidade. Outro fator a ser observado é que neste período estamos com menos energia, já que se passaram horas desde que acordamos e já gastamos parte dela.

Noite

É neste período que nosso metabolismo está mais desacelerado, afinal o corpo já está se preparando para descansar. Mas também pode ser benéfico para relaxarmos e dormimos melhor.

O ideal é encerrar as atividades 2h ou 3h antes de deitar para dormir, assim o sono e o descanso não são prejudicados. Vale lembrar que isso pode variar de acordo com cada pessoa.

Mas se você só pode ou consegue treinar à noite exercícios de respiração e alongamentos são boas pedidas para ajudar o corpo a entrar em descanso e não atrapalhar suas horas de sono.

Agora que você já conhece os benefícios de praticar exercícios físicos nestes horários, é importante que, antes de tudo, entender como funciona seu organismo. É claro que não devemos esquecer de sempre procurar um especialista.

Agora escolha seu horário e corra para uma unidade da Just Fit. Estamos abertos das 6h às 23h para você treinar no horário que mais é adequado a sua rotina e com professores preparados para te ajudar a ter mais qualidade de vida.

Compartilhe:

Receba as nossas novidades