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Escrito por Just Fit

Quais tipos de exercícios são seguros durante a gravidez?

A gravidez é um momento mágico para todas as mulheres e os exercícios físicos são excelentes para se aproveitar os 9 meses à espera dos bebês.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher aqui no Blog da Just Fit trazemos para vocês uma matéria especial com exercícios seguros para fazer durante a gravidez.

Aproveitem!

Corrida e Caminhada

Para quem já está habituada com os exercícios, a corrida deve ser praticada de maneira leve e com menos intensidade que o habitual. Esta atividade pode ser praticada 3 vezes por semana durante 30 minutos. No primeiro trimestre da gravidez o mais recomendável são as caminhadas mesmo para quem já pratica atividade física.

Para as sedentárias a caminhada é o ideal. O uso de roupas leves e elásticas é o mais indicado e esta prática deve ser realizada em superfícies planas. Se ela for praticada na esteira da academia é preciso ficar atenta à área do equipamento onde se está pisando. As caminhadas vão melhorar a sua circulação sanguínea e ajudar a evitar inchaço e estresse.

Outra dica importante, tanto para corrida quanto para caminhada, é a temperatura. Não é indicado praticar essas atividades em altas temperaturas.

Bicicleta

Se você gosta de bike, então dê preferência para as ergométricas. Elas têm encosto que ajuda a apoiar a coluna e não prejudicar a lombar, prevenindo possíveis lesões durante o treinamento, além de ser mais confortável.

Mantenha sempre uma intensidade leve, mesmo se você já pratica esta ou qualquer outra atividade física, e respeite o seu ritmo. Se exercitar na bicicleta ergométrica vai ajudar no controle da respiração e no aumento da resistência, dois fatores importantes no momento do parto.

Hidroginástica e Natação

A hidroginástica é muito indicada por especialistas para as futuras mamães que não tem o costume de se exercitar. Esta atividade traz inúmeros benefícios como relaxamento, diminuição do impacto nas articulações, do inchaço nas pernas, das dores nos pés e nas costas.

Esta atividade promove o bem-estar físico e mental e não se preocupe se você não souber nadar. A água da piscina não ultrapassa a altura do tronco, então pratique sem medo.

Exercícios na água aliviam o peso do corpo inteiro e por isso a natação é uma boa prática durante a gravidez. Ela é indicada para quem já pratica algum tipo de exercício, já que exige mais do que a hidroginástica.

A natação ajuda a controlar a respiração, diminui o inchaço e melhora os músculos da perna, pélvis e glúteos, fundamentais durante todo o trabalho de parto.

Musculação

Se você já é praticante de musculação e quer continuar, não tem problema! Mas é recomendável diminuir a carga, as repetições das séries. Procure um professor e siga suas orientações.

A musculação não deve ser intensa para quem está grávida e a preferência é por exercícios de menor impacto e que não forcem a região abdominal, pélvica e as costas. Também é muito importante saber durante qual o período da gravidez você pode fazer este exercício, por isso consulte seu médico.

Alongamento

O alongamento é um tipo de exercício que pode ser praticado todos os dias, mesmo que você seja sedentária. Comece sempre com os mais fáceis e leves, você vai evoluir e melhorar sua flexibilidade com o tempo e a prática.

Praticar alongamentos ajuda a relaxar, acalmar e aliviar as dores no corpo, além de melhorar a postura, deixando a gravidez muito mais agradável.

Outros exercícios

Também são bastante indicados para as gestantes exercícios como ioga e pilates. O primeiro ajuda a alongar, tonificar os músculos e a relaxar. Já o segundo, que também trabalha a parte muscular, também ajuda muito no controle da respiração.

Vale dizer que é muito importante, antes de praticar qualquer atividade durante a gravidez, ter o acompanhamento de especialistas, médicos e educadores físicos, para que tudo seja realizado da forma correta e segura.

Também é importante frisar que deve-se respeitar os limites do próprio corpo, principalmente no período de gestação. =)

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