Escrito por Wigoo Digital
Benefícios do Alongamento
Benefícios do alongamento
Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o alongamento e a sua importância para a nossa saúde. A prática do alongamento traz benefícios à saúde para todas as faixas etárias. Assim, é uma forma simples de exercitar o corpo a qualquer momento e em qualquer lugar. Antes e depois das atividades físicas, melhora a flexibilidade corporal, possibilitando movimentos mais amplos. Além disso, reduzir o risco de lesões.
O que é o alongamento?
Alongamento é um exercício em que a pessoa permanece por um determinado tempo numa postura em que o músculo pretendido se mantém na sua extensão máxima.
O alongamento muscular é de suma importância para manutenção da qualidade de vida, melhora da aptidão física e promoção de saúde. Trata-se de um tipo de exercício físico que tem como objetivo dar mais agilidade, elasticidade e um aumento na amplitude do movimento muscular.
Quais os benefícios do alongamento?
São inúmeros os benefícios do alongamento, tanto para atletas profissionais, amadores, para quem está começando a se mexer agora ou simplesmente pra quem quer melhorar a qualidade de vida. Porém, como qualquer atividade física, o alongamento tem que ser feito de forma correta e de preferência com a supervisão de um profissional da área.
Os benefícios do alongamento são:
- Relaxa o corpo e a mente, ajudando a aliviar o estresse;
- Proporciona o bem-estar físico e mental do praticante;
- Estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo;
- Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares;
- Restringe os riscos de disfunções da coluna;
- Melhora a postura;
- Alivia a tensão muscular responsável por dores nas costas, no pescoço e até dores de cabeça;
- Ameniza cólicas menstruais em atletas;
- Estimula o cérebro a liberar a serotonina, o hormônio do bem-estar;
- Diminui a incidência de cãibras.
- Melhora a coordenação;
- Proporciona relaxamento muscular;
- Desenvolve a consciência corporal;
- Contribui na recuperação muscular após atividade física;
- Melhora o nível de flexibilidade das fibras musculares e reverte o encurtamento muscular;
- Ativa a circulação;
- Beneficia a coordenação motora;
- Prepara o músculo para a atividade física;
Alongar o corpo também trará benefícios aos órgãos internos, pois essa prática massageia os rins, fígado, intestino e pâncreas. Além disso, estimula a circulação do sangue e dos nutrientes no organismo. Porém, o hábito de alongar-se tem que ser constante e adequado para desfrutar dos benefícios citados.
Como deve ser feito o alongamento?
Para um melhor benefício, o ideal é praticar o alongamento todos os dias. É importante ressaltar que você não pode sentir dor ao alongar-se e deve fazê-lo de forma correta, com calma, relaxado, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.
No geral, cada posição de alongamento deve ser feita de 15 a 45 segundos, o ideal é que você faça um pré-aquecimento antes, como por exemplo, uma leve caminhada de 5 a 10 minutos ou polichinelos antes de executar os exercícios de alongamento.
É importante iniciar o alongamento pelos músculos primários que são o superior das costas, peitoral e posterior das coxas e glúteos, pois eles são os que contribuem mais intensamente na execução dos movimentos. Depois alongue os músculos auxiliares ou secundários como os músculos das mãos e dedos e dos bíceps.
Uma dica bastante interessante para quem deseja usufruir de todos os benefícios do alongamento muscular é praticar yoga e pilates. São atividades físicas que se utilizam de técnicas que vão exigir e desenvolver uma boa elasticidade do corpo.
O ideal é que todo programa de exercícios, independentemente de seus objetivos ou modalidade, deve incluir o alongamento.
Quando não se deve fazer alongamento?
O alongamento não deve ser feito antes da prática de musculação, porque vai reduzir a força dos músculos.
Além disso, não deve ser realizado até sentir dor, apenas se deve sentir algum desconforto para que se consiga alongar corretamente o músculo.
Também se deve ter cuidado com músculos lesionados ou alguma região dolorida, de forma a não agravar o problema. Nestes casos, deve-se alongar com a ajuda de um profissional, como um fisioterapeuta, por exemplo.
Dicas finais
Lembre-se:
- Nunca é tarde para começar;
- Alongue-se sempre que puder, em vários momentos do dia. Aquela pausa para o alongamento no trabalho, nos afazeres domésticos e até mesmo nas horas de lazer são diferenciais;
- Procure relaxar enquanto se alonga;
- Respeite os limites do seu corpo. Evite a dor ou desconforto excessivo durante os exercícios;
- Você vai notar os benefícios para a flexibilidade em médio e longo prazo;
- Respire de forma lenta. Inspire pelo nariz e expire pela boca;
- Melhore o momento com uma música de sua preferência.
Agora que você já sabe mais sobre o alongamento e a sua importância para a saúde dos músculos e para uma postura mais alinhada, tenho certeza que ele vai fazer parte de sua rotina de exercícios físicos.
Tente sempre encontrar um lugar relaxante e com bastante espaço pra começar a fazer seus alongamentos.
E não se esqueça: busque sempre um profissional de educação física para prescrever e orientar seus treinos.