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Escrito por Just Fit

Benefícios de treinar no inverno

O inverno chegou e com ele vem aquela preguiça, vontade de ficar um tempinho a mais na cama, de voltar direto para debaixo das cobertas com um chocolate quente depois de um dia de trabalho e muitas outras coisas que fazem a gente não pensar em ir pra academia.

Mas sabia que o inverno é o melhor período para se treinar? É isso mesmo! Os benefícios de se treinar na estação mais fria do ano são muitos e nesta semana trazemos alguns deles aqui para você não desanimar e correr para a unidade Just Fit mais próxima e aproveitar.

Vamos lá!

Queime mais calorias

Como o inverno é mais frio, naturalmente o nosso corpo precisa trabalhar mais para nos manter aquecidos, por isso a queima calórica é maior do que nos outros meses do ano. 

Manter o corpo aquecido exige mais do nosso metabolismo, também por isso consumimos alimentos mais calóricos. Esse é o resultado do nosso corpo gastando mais energia para nos manter quentinhos.

Manter uma dieta equilibrada aliada aos exercícios frequentes ajuda o nosso corpo a queimar ainda mais calorias e nos mantém em forma. No inverno, podemos queimar 30% mais calorias do que em outras épocas do ano.

Melhora o humor

Baixas temperaturas, tempo fechado, céu cheio de nuvens, por vezes chuvoso e aquele montão de roupas tendem a nos deixar de mau humor e às vezes até mais estressados.

Praticar atividade física durante o inverno melhora o humor e ajuda no nosso bem-estar, afinal o corpo libera endorfina, o hormônio responsável por essas boas sensações.

De acordo com pesquisas médicas, a endorfina é liberada de 24 a 48 horas após os exercícios, então se você praticar regularmente vai ficar bem durante toda a estação. Bacana, né? 

Faça aquecimento e alongamento

Naturalmente o corpo em repouso demora para atingir a temperatura ideal, ainda mais no inverno. Por isso é muito importante fazer um bom aquecimento e alongamentos para se chegar mais rápido à temperatura adequada para a prática de atividade física.

Vale dizer também que é importante começar os exercícios de forma leve, até que o corpo se adapte ao ambiente mais frio e se aqueça. Assim você terá um bom desempenho e não sofre risco de lesões.

Roupas adequadas são muito importantes

Quanto mais frio mais roupa usamos, não é mesmo? Bom, mesmo durante o inverno precisamos usar roupas leves, como moletons por exemplo. Você pode até começar com mais roupas e ir tirando conforme o corpo for esquentando.

Nada de casacos ou calças muito quentes ou pesadas, pois neste caso o corpo pode perder muitos sais minerais no suor, prejudicando nosso desempenho e o corpo, ao invés de perder gordura.

Não exagere

Não é só porque está frio que temos que exceder os limites do nosso corpo para queimar mais calorias. Respeite seus próprios limites e supere-os gradativamente, assim você continua saudável e não se lesiona, prejudicando os treinos.

Respirar, só pelo nariz

O inverno é uma época em que estamos mais sujeitos à doenças que afetam nosso sistema respiratório. O ar seco e gelado não ajuda em nada, mas uma simples técnica pode te ajudar na hora de se exercitar.

Respire somente pelo nariz. É isso aí! Respirar pelo nariz aquece o ar antes dele entrar em nossos pulmões, ajudando a manter o corpo aquecido durante a prática, além de filtrar as impurezas.

Se estiver muito frio e você for praticar alguma atividade física externa, proteja o nariz e a boca, isso também ajuda a filtrar e aquecer o ar que vai entrar nos seus pulmões.

Tem que se hidratar

Quando as temperaturas estão mais altas naturalmente sentimos mais vontade de nos hidratar, mas mesmo com as temperaturas mais baixas é preciso manter o corpo hidratado.

Por mais que não pareça, o nosso organismo está a todo vapor durante o inverno e quando praticamos exercícios e também perdemos muitos líquidos e sais minerais. Por isso é muito importante nos hidratarmos antes, durante e depois das atividades.

Viu só como temos muitos motivos para pular da cama e praticar atividades físicas durante todo o inverno? Aproveite para compartilhar este post com os amigos e ter mais ânimo para treinar juntos. 

Vale sempre lembrar que antes de tudo, é preciso procurar orientação médica e de educadores físicos para mandar ver neste inverno! 

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