fev 28

Escrito por Just Fit

Alongamento: qualidade de vida e muitos benefícios

O alongamento é algo muito importante para quem pratica exercícios físicos regularmente. Mas você sabia que ele pode ser feito por qualquer pessoa, em qualquer idade e independente de ser ou não praticante de atividade física?

É verdade, e o alongamento pode ser realizado há qualquer momento: durante o trabalho, em uma longa viagem, ao acordar e em muitos outros momentos durante o seu dia a dia.

Pode até parecer que não, mas os alongamentos trazem inúmeros benefícios para o corpo e até para a mente e melhoram a nossa qualidade de vida conforme vamos praticando. Eles devem ser feitos sempre que quisermos e não exigem condicionamento físico ou grandes habilidades esportivas.

É claro que é preciso cuidado e atenção, sempre respeitando os limites do próprio corpo. Quando bem feito o alongamento proporciona mais elasticidade, agilidade e previne muitas lesões.

Se você já é um praticante de atividades físicas é muito importante consultar um professor Just Fit para orientá-lo quanto a fazer alongamentos antes, durante ou depois das atividades físicas.

Existem três tipos de alongamentos: estático, dinâmico e passivo. Abaixo explicamos um pouquinho sobre cada um deles para você entender e fazer o que melhor se adequa ao seu dia a dia.

Estático: apenas uma área é estendida enquanto o restante do corpo fica parado.

Dinâmico: este tipo de alongamento é o famoso “vai e vem” e eleva a temperatura corporal, aquecendo os músculos.

Passivo: este é o tipo em que temos a ajuda de outra pessoa, aparelho, pesos, entre outros.  

Benefícios:

– Melhora a postura;

– Ativa a circulação;

– Mais elasticidade e agilidade nos movimentos;

– Diminuição dos riscos de lesões;

– Evita dores musculares;

– Relaxamento do corpo;

– Auxilia na lubrificação das articulações;

– Ajuda na respiração.

Viu como são muitos os benefícios de se alongar? Os alongamentos melhoram a qualidade de vida e o bem-estar, já que também diminuem o estresse e reduzem os níveis de ansiedade.

Assim como em qualquer tipo de exercício físico, para conquistar os melhores resultados é preciso ter frequência nos treinos. Aproveite para conferir nosso post sobre o assunto neste link.

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