4 dicas para treinar no Inverno

Preguiça de treinar no inverno? Separamos algumas dicas para te ajudar a continuar em dia com a sua saúde e começar o verão em forma

Que atire a primeira pedra quem nunca ficou com preguiça de malhar no frio, né?! Pode admitir sem medo, não estamos aqui para te julgar, mas sim para ajudar! Quer uma prova disso? Olha só essas 4 dicas de experts para manter o ritmo de treinos no inverno.

Mas, antes de irmos direto para as dicas, queremos te dar um motivo para se animar e ficar ainda mais motivado:  nessa época do ano a queima calórica aumenta em até 10%, já que o corpo sente a necessidade de produzir mais calor, fator que acelera o metabolismo.  Acha que só tem esse motivo? Não! A prática de atividade física também é capaz de aumentar a imunidade e prevenir os tão indesejados e rotineiros resfriados e alergias da estação.

Agora que você já ganhou uma boa dose de motivação, vamos às dicas:

1-       Fique quentinho!

Na academia ninguém passa frio! Altino Andrade, professor da Just Fit, comenta que atualmente a maioria dos espaços são climatizados e brinca: “podem ser até mais quentes do que o sofá de casa”. Além disso, após alguns meros minutinhos mexendo o corpo, o frio passa rapidinho. Outra dica é: escolha roupas leves, com flexibilidade e possam te manter confortavelmente aquecido; um detalhe extremamente importante na hora da escolha é que as roupas devem permitir e facilitar a sua transpiração.

2-   Quer variar? Aposte em passeio no parque!

Se a ideia é dar uma variada, ou até mesmo intensificar o treino realizado na academia, aposte em um belo passeio no parque ou na praia para fazer alguns exercícios como:  agachamentos, abdominais e flexões de braço. Mas, lembre-se: escolha para ir em uma hora com temperaturas mais amenas.

3-   Faça um bom aquecimento!

Diego Barros, fisiologista do esporte do HCor (Hospital do Coração), em São Paulo ressalta: “Quando a temperatura externa está mais baixa, o corpo leva mais tempo para esquentar. Por isso cinco minutos a mais de aquecimento no inverno ajuda para o desempenho do esporte, além de evitar lesões”.

O aquecimento pode ser feito através de uma caminhada na esteira ou exercício aeróbico de grau leve ou moderado.

4-   Hidrate-se, mesmo sem sede!

É comum que a gente sinta menos sede durante o inverno, porém isso não significa que o nosso corpo não precise. Uma pessoa desidratada pode não ter o metabolismo funcionando 100%, além de ter a coordenação motora reduzida e contração muscular.

 

Gostou das dicas? Então repassa pros amigos de treino e pare de desculpas, ein?! Quer ainda mais motivação para ir treinar? Então olha só 4 filmes inspiradores.

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