4 dicas essenciais para cuidar da saúde dos seus olhos

É inegável que o ser humano é extremamente visual, tanto que muitas vezes quando queremos prestar mais atenção em algo que estamos ouvindo, instintivamente, nós fechamos os olhos para focar a concentração, já reparou? Identificar cores, imagens, cenários, livros ou até mesmo mexer no celular por pura descontração pode se tornar um grande desafio se o seu olho não estiver saudável, e sabe o que é pior? Muitas vezes não lembramos de cuidar desse órgão que é tão frágil e precioso. Pensando nisso, separamos algumas dicas simples para mudar essa situação. Preparado?

1 – Tenha uma dieta saudável

Tá, nós sabemos… você já deve estar cansado de tanto ver essa dica por aqui, mas a verdade é uma só: uma boa alimentação é a grande chave para uma vida saudável e, claro, que os olhos não ficam de fora dessa.

Com uma dieta saudável você consegue evitar as chamadas “doenças sistêmicas”, que são aquelas que afetam vários órgãos do corpo – inclusive os olhos – como por exemplo a retinopatia diabética. Portanto, evite açúcar, sódio, carboidrato e gordura em excesso.

Invista em alimentos com vitamina E, vitamina C e zinco; vegetais; cenoura e peixe.

2 – Proteja seus olhos

As radiações solares não são maléficas apenas para a pele – como muitos pensam – mas elas também são verdadeiras inimigas dos olhos, por isso o uso de um bom óculos de sol (mesmo em dias nublados) se faz totalmente obrigatório para proteger sua retina e assim, evitar inúmeros problemas oculares, como por exemplo a catarata.

Invista em óculos de sol com selo de qualidade, assim você terá a garantia de que as lentes irão realmente te proteger dos raios ultravioletas (UV).

3 – Use o computador e o celular com sabedoria

Atualmente, é praticamente impossível ficar sem mexer em notebooks, computadores e smartphones, né?! Por isso, se faz necessário que alguns cuidados sejam tomados para evitar a irritação dos olhos, são eles:

– Pisque! Muitas vezes quando estamos em frente às telinhas acabamos piscando menos do que o necessário, o que acaba ressecando e danificando o globo ocular pela falta de lubrificação. Para evitar isso tente se policiar para piscar a cada 30 segundos.

– Faça pausas de 20 segundos a cada 20 minutos (no mínimo); olhe – de preferência – para algo que esteja, em média, a 20 metros de você;

– Mantenha a tela do computador em uma distância de 50 centímetros e deixe-a na mesma altura de seus olhos;

– Fique em locais iluminados;

– Fale com seu oftalmologista sobre a necessidade de usar um colírio ou mesmo um óculos, caso esteja com dificuldade para enxergar.

4 – Não durma com maquiagem

Retire toda a maquiagem ao final do dia. Está estritamente proibido dormir de maquiagem, já que no decorrer da noite o rímel ou o lápis, por exemplo, podem entrar no olho e causar uma grande irritação, além de obstruir os poros ao redor dos olhos e causar terçol e hordéolo.

Coloque agora mesmo essas dicas em ação e garanta uma visão saudável para aproveitar cada detalhe da vida! Lembre-se também de consultar um oftalmologista de confiança regularmente.

Mas e aí, como você anda cuidando da saúde dos seus olhos? Conta pra gente e acompanhe nossas redes sociais!

#JustHealth

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

PROCURANDO ALGO

CATEGORIAS

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

ESCOLHA UMA UNIDADE E FAÇA JÁ SUA MATRÌCULA