3 dicas para correr uma maratona

Gosta de correr e admira as corridas de rua? Então confira 3 dicas de ouro para preparar o corpo e evitar lesões.

Conversamos com os professores da Just Fit e separamos algumas dicas valiosas para você iniciar o esporte, mas antes, que tal falarmos um pouco sobre os benefícios que a corrida pode proporcionar para a nossa vida?

Além de correr ser um dos exercícios mais eficazes para a perda de peso, também é um grande aliado para a nossa saúde. Isso porque a corrida acelera o metabolismo, fazendo com que a queima de calorias ocorra de forma mais rápida e eficiente por até mesmo algumas horas após o término do exercício.

Os benefícios não estão ligados apenas ao corpo em forma, correr regularmente também é benéfico para aumentar o nível de colesterol bom, melhorar a função pulmonar e o sistema imunológico, reduz o risco de coágulos no sangue, previne inúmeras doenças e alivia o stress.


Vendo todos esses pontos a favor dá até vontade de sair correndo por aí, né?! Então vamos às dicas!

 

1- Consulte-se com um médico

 

É importante fazer uma avaliação médica antes começar a prática do exercício, para assim diagnosticar possíveis riscos à saúde e evitar surpresas negativas futuramente. Pessoas com hipertensão, histórico familiar de doenças cardiovasculares ou com lesões articulares precisam de uma atenção especial.

 

2- Escolha o calçado e o local que vai correr



Muitas pessoas não se atentam ao tênis que está comprando para correr, porém ele é um artefato importantíssimo para absorver o impacto, prevenindo dores e lesões.

Portanto a dica é: pesquise por calçados de qualidade e que se adaptem à sua pisada. Não use, em hipótese alguma, a beleza como critério principal de compra.

Outra coisa importante para se escolher é o local que irá praticar a corrida. Nosso professor explicou um pouco sobre o assunto, olha só:

“Correr no asfalto tem um impacto muito maior nas articulações do que correr na terra/grama ou areia. Independente do tipo de piso é preciso ficar atento a buracos e depressões para evitar quedas e torções que podem ser sérias”

 

3- Hidrate-se e respeite o ritmo do seu corpo


Não queira abraçar o mundo logo de cara: comece devagar e vá aumentando a intensidade da corrida na medida que o seu corpo for se adaptando. Procure intercalar caminhada e corrida sempre que sentir necessidade e hidrate-se sempre! O ideal é tomar bastante água antes e depois de correr.

“É preciso manter-se bem hidratado durante toda a corrida, mas com equilíbrio. Se beber muita água durante a prática, vai atrapalhar o ritmo porque pode  sentir mal-estar”, ressaltou o professor.

Siga essas dicas e prepare-se para correr muito em direção à uma vida saudável!

Confira aqui mais algumas dicas sobre corrida!

 

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